O que é Agronegócio?
O agronegócio também conhecido como agribusiness para produção agropecuária, incluindo todos os serviços, técnicas e equipamentos a ela relacionados, direta ou indiretamente.
Envolvendo uma cadeia de atividades que inclui a própria produção agrícola (cultivo de culturas como o café, algodão, pecuária etc.), a demanda por adubos e fertilizantes, o desenvolvimento de maquinários agrícolas, a industrialização de produtos do campo (como óleos, cigarros, café solúvel, entre outros) e o desenvolvimento de tecnologias para dinamizar todas essas atividades.
Ao contrário do que muitos imaginam o agronegócio não está somente relacionado com o campo, ele especializa-se também no meio urbano, sendo um dos vetores de promoção da subordinação das atividades rurais à dinâmica das cidades.
Agronegócio
Tendo em vista que a região do Alto Tietê é um cinturão verde e de grande valia para a sociedade como um todo, a Advocacia Mafra sente a responsabilidade de dar tratamento diferenciado aos produtores da região, com seu atendimento pessoal e às indústrias ligadas ao ramo, sobre gestão jurídica, contratos civis e bancários, pagamento e restituição de impostos, juros, arrendamento, securitização agrícola, escoamento, importação e exportação de produtos.
Auxiliamos no cumprimento de normas regulamentadoras, em especial a NR 31, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Nosso serviço está voltado à proteção patrimonial e ao direito de propriedade, de forma a proporcionar estabilidade, confiança e segurança nos negócios do campo.
O nosso objetivo é auxiliar desde o pequeno agricultor até o grande ruralista em como lidar e aplicar a legislação contratual, trabalhista, ambiental e agrária, sem ter prejuízos financeiros e com segurança jurídica.
Ciclo do agronegócio
Insumos
É a combinação de fatores de produção diretos (matérias-primas) e indiretos (mão de obra, energia, tributos) bens ou serviços. Os principais insumos são sementes, adubo, defensivos, maquinário, combustível, ração e mão de obra especializada.
Produção
A produção é o trabalho do agropecuarista por meio do cultivo do solo e/ou criação de animais, independentemente do tamanho da área ou método utilizado. É a transformação do produto em subprodutos como o leite, queijos, carnes, embutidos, ração, fios e corantes.
Distribuição
Caracteriza-se pelo transporte, processamento e distribuição dos bens agropecuários, para o consumidor ou para intermediários no processo.
Cliente final
É o consumidor dos produtos agropecuários, que os recebe in natura ou processados.
Principais produtos
Alimentos
Envolve toda a cadeia da produção alimentícia, como: frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, indústria de óleo, rações, empacotadores, distribuidores de grãos e beneficiadores.
Biocombustíveis
É o setor que cuida do cultivo de plantas que serão transformadas em combustíveis orgânicos, os chamados biocombustíveis.
Têxtil
Transforma bens agropecuários em produtos têxteis, como vestuário, artigos de cama, mesa e banho, bens de decoração e insumos para as indústrias moveleira e calçadista. Exemplos de matéria-prima produzidos pelo agronegócio o algodão, o linho e a lã.
Madeira
Explora o solo pelo cultivo de árvores que serão transformadas em madeira, celulose ou produtos químicos para posterior utilização como matéria-prima de várias indústrias, como a moveleira e a de construção civil, a indústria papeleira.